O Impacto Subestimado das Redes Sociais na Nossa Percepção de Mundo
É comum nos depararmos com o discurso de que as redes sociais são um mal contemporâneo, afetando negativamente a qualidade de vida e as relações pessoais. No entanto, há um paradoxo em nossa relação com essas plataformas — frequentemente criticadas, continuam fazendo parte integrante do nosso cotidiano. Há uma relação de amor e ódio que se expressa em cada scroll em nossos feeds. Em assembleias de segurança no início do ano letivo, alerta-se os alunos sobre os perigos das redes sociais, como catfishing ou sequestros, criando uma visão unidimensional e alarmista. Contudo, não se propõe um ensino sobre o uso benéfico e seguro dessas ferramentas, mesmo sendo esse o caminho mais eficaz para proteger e capacitar os usuários.
Adentrando nessa reflexão, lembro-me de uma conversa em sala de aula sobre o propósito dos livros infantis — transmitir lições de forma sutil. Se antigamente essas lições vinham disfarçadas em contos de fadas, hoje são fragmentadas em posts no TikTok, Facebook e Instagram. O que nos cercamos, do conteúdo que consumimos até as pessoas que seguimos, molda nossa percepção do mundo. Se nosso feed é saturado de negatividade, é natural que comecemos a enxergar o mundo sob uma lente mais sombria. A questão que surge, então, não é a existência do social media, mas como escolhemos interagir com ele.
Construindo um Ambiente Virtual que Reflita Nossos Objetivos de Vida
A chave para um uso saudável das redes sociais reside na curadoria do conteúdo ao qual somos expostos. Seguir grupos de pessoas que agregam valor pode transformar nossas experiências online de fontes de ansiedade para inspiração. O primeiro grupo são amigos, familiares e conhecidos que transmitem positividade. O segundo, pessoas que alinham com nossos objetivos futuros — em meu caso, como aspirante a empreendedor, seguir indivíduos que já trilharam esse caminho é uma forma de aprender e se motivar. O terceiro é composto por figuras inspiradoras, não necessariamente ligadas aos nossos objetivos atuais, mas que representam a excelência e a determinação que admiramos. Por fim, conteúdos de entretenimento saudável são essenciais, desde que esses não prejudiquem nossa autoestima ou nossa visão sobre a vida.
Esta estratégia de seguir intencionalmente indivíduos e páginas positivas pode nos levar a oportunidades inesperadas. Como alguém que busca criar seu próprio negócio, descobri através de uma propaganda no Instagram o BETA Camp, um programa que desafia jovens a desenvolver startups rentáveis com o auxílio de mentores. Apesar da inicial desconfiança — uma necessidade diante do número de fraudes online — essa experiência me permitiu não só criar uma startup em seis semanas, mas também ampliar meu conhecimento e rede de contatos. O algoritmo das redes sociais tende a nos manter em uma bolha de conteúdo baseado em nossas últimas interações; assim, seguir pessoas e páginas alinhadas com nossos interesses e valores é um caminho para que essa bolha nos seja favorável.
Educando para um Uso Consciente da Tecnologia
O pedido que faço antes de partirmos é para que sejamos mais conscientes do conteúdo que consumimos e a influência que ele exerce sobre nós. Incentivar o debate saudável em vez de alimentar a negatividade é crucial para mudar a narrativa sobre as redes sociais. Interromper a disseminação da ideia de que elas são intrinsecamente ruins e, em vez disso, fornecer educação sobre os riscos e as formas de utilizá-las para o crescimento pessoal e profissional pode pavimentar o caminho para uma revolução positiva em nosso panorama digital.
Finalizar qualquer discussão sobre a influência das redes sociais demanda reflexão e uma seleção cautelosa das palavras. Meu resumo de hoje é deixar vocês com uma citação que aprecio: “Nada em mim é original. Eu sou o esforço combinado de todos que já conheci” — acrescento que somos também o resultado do conteúdo com o qual nos cercamos. Que essa ideia seja a semente para um novo começo na maneira como interagimos com o nosso mundo digital. Obrigado.
Com essa mensagem energizante, espero que vocês estejam tão inspirados quanto eu para reavaliar e transformar a presença digital de vocês em algo positivo e enriquecedor. Um abraço, Gabriel Rocha, parte da equipe de redatores do portal Oratória São Paulo, onde toda semana compartilhamos conteúdos como esse para quem quer aperfeiçoar sua oratória e comunicação.